Slideshow

Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como montar uma loja virtual de sucesso?

Confira algumas razões para não ficar fora deste mercado e as estatísticas sobre o crescimento do e-commerce nos últimos  anos. 

Informação: Procure ter uma visão 360 do ramo do qual irá atuar, colhendo informações sobre o nixo de mercado, publico alvo, fornecedores e suas principais concorrências na web, para isso pesquise lojas que ja estão sólidas no mercado e analise a estratégia delas.

Preço competitivo: No mundo online, é muito fácil comparar preços. Um exemplo disso, são os buscadores (Buscapé, Jacotei, etc...). Por isso, se você comercializar produtos que também são encontrados nos grandes varejistas online, preocupe-se não somente em ter um preço competitivo, mas também, com o valor do frete que será cobrado do cliente. Um valor de frete elevado é um grande impeditivo para o fechamento de vendas. Aproveite para baixar esta ferramenta que pode ajudar diariamente na comparação de preços.

Cadastro de produtos: A qualidade das fotos dos produtos é fundamental, pois este é o ponto de contato com o cliente. Procure criar um padrão de fundo para todas as fotos, de preferência branco. O texto é outro fator fundamental. Tem que ser objetivo e exibir todas as características do produto. Produtos com descrições erradas podem gerar muitas reclamações de clientes, inclusive no Proco

Formas de pagamento: Procure disponibilizar variadas formas de pagamento, dentre elas, cartões de crédito (principais bandeiras), boleto bancário e cartão de débito. A maioria das lojas online parcela em até 12x sem juros, podendo variar de acordo com o preço do produto. É fundamental que você faça uma boa negociação no custo cobrado pelas operadoras para cada faixa de parcelamento.

Divulgação: Pronto! A sua loja está pronta. E agora, o que você deve fazer para atrair os clientes? Envie constantemente email marketing informando sobre lançamento de produtos, ofertas e promoções. Procure investir em links patrocinados (Ex: Google e Yahoo) e buscadores (Ex: Buscapé e Jacotei). Nestas duas modalidades você paga pelo clique e pode determinar uma verba mensal de investimento. Aproveite para investir também em mídia social, usando ferramentas como Blog, Twitter, Orkut e Facebook.

Avaliação e acompanhamento de resultados: Acompanhe diariamente (os grandes varejistas, acompanham hora a hora) os resultados das vendas (o que está vendendo, quanto, de onde vem os clientes...). Só assim você saberá o que está dando certo dentro do site, da onde vem seus clientes, qual a mídia que dá mais retorno, etc... Você pode optar por ferramentas gratuitas como o Google Analytics (você deve solicitar que seja inserido no seu site assim que definir a solução de e-commerce que irá utilizar) ou outras comercializadas no mercado.
A administração de uma loja virtual, é muito parecida com a de uma loja fisica. É necessário planejamento e organização.

0 comentários:

Postar um comentário